Por causa de coronavírus, conta de luz pode ter tarifaço

Devido a crise gerada pela pandemia Coronavirus, um tarifaço pode estar próximo de acontecer. Com isso, a conta de luz dos brasileiros tende a sofrer um grande aumento para cobrir o rombo de 15 a 17 bilhões de empréstimo feito para cobrir despesas do setor elétrico.

Como funciona o Tarifaço?

Basicamente o governo faz um empréstimo que possibilita oferecer momentaneamente um alívio em outros setores. A medida provisória 950 prevê a isenção aos consumidores de baixa renda das contas de luz e assim, viabilizou a tomada de um novo financiamento para distribuidoras.

O problema disso é que os juros podem ser bem maiores do que o esperado e até mesmo ultrapassando o aumento já sofrido há anos atrás que chegou a 6%.  Esse empréstimo atual é semelhante ao da Conta ACR, antigo empréstimo de cerca de R$21 bilhões entre 2015 e 2016, que foi quitado apenas no ano passado.

Conta Covid19

O Financiamento é chamado de Conta-Covid. Entre os itens que serão cobertos estão:

  • Taxas de uso de rede;
  • Pagamento da tarifa Itaipu;
  • Cotas de Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que cobre subsídios e descontos tarifários;
  • Exposição involuntária das distribuidoras;
  • Encargos contabilizados na Conta de Compensação de Variação de Valores de Itens da Parcela A (CVA);
  • Encargo de energia de reserva (EER); e os reajustes que foram postergados nas últimas semanas por 90 dias e que entram em vigor apenas em julho.

Os valores serão homologados pela Aneel e a conta será toda administrada pela CCEE Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. No entanto, a responsabilidade para o pagamento dessa conta será inteiramente dos consumidores, através de encargos tarifários a serem calculados.

Onde o Tarifaço me afeta?

Para quem utiliza da Energia tradicional, o tarifaço vai mexer diretamente no bolso dos brasileiros. Esse empréstimo deve ser pago por todos os usuários, como se fosse uma “taxa condominial”, resultada e cobrada por um bom tempo até que essa dívida seja cessada. Quer saber como você poderia escapar dessa tarifação? Fale conosco e entenda melhor o papel da Energia Solar em tempos de crise.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: