Qual a melhor opção de fonte de energia? Conheça aqui

A energia em si é associada à produção, ou seja, toda vez que algo está sendo produzido, criado, construído, significa que há emprego de energia ali. Mas você conhece os tipos e saber qual a melhor opção de fonte de energia para seu dia a dia? Vamos entender um pouco melhor aqui.

Tipos de Energia

Os mais importantes tipos de energia são: Energia mecânica, energia térmica, energia elétrica, energia química e energia nuclear.

Com o advento da tecnologia e evolução da sociedade, a cada dia que passa, utilizamos mais eletrônicos. Não somente isso, utilizamos a energia no dia a dia como uma aliada: Dentro de casa; nos afazeres domésticos, no trabalho; para comunicação, reproduções, na saúde; manutenção e cuidado da vida, nos comércios; para levar bem estar e modernidade, enfim. São tantas que pensar em não ter energia ou utilizá-la menos já não é mais uma opção.

Com isso, muitos recursos são utilizados para gerar energia. Alguns renováveis e outros não renováveis, esses recursos utilizam da natureza como matéria prima e a transforma em energia para utilizarmos como vimos acima.

O grande problema disso tudo é que esse processo de fabricar energia acaba se voltando contra nós mesmos. Isso porque muitas usinas acabam descartando resíduos, gases e poluentes na natureza que acarretam a contaminação das águas, do ar, facilitando a proliferação de doenças e epidemias. É aí então que entram as Fontes de Energia!

Qual a melhor opção de fonte de energia?

Temos basicamente 2 tipos de fonte de energia, as Renováveis e as Não Renováveis.

Fontes Renováveis de Energia

Essas podem ser consideradas as melhores opções. Isso porque são fontes limpas, elas não acabam e conseguem ser renovadas na própria natureza sem causar grandes impactos ao meio ambiente e não geram poluentes. As principais e em mais evidência hoje, são:

Energia Solar: Você pode entender um pouco mais como ela funciona nesse texto aqui. Esta é a energia obtida através da radiação solar e hoje, vem ganhando espaço no mercado e vida dos brasileiros por ser extremamente vantajosa.

Energia Geotérmica: Aquela que é obtida através do calor do interior da Terra.

Eólica: Obtida através dos ventos e a força que ele exerce.

Hidráulica: Obtida através das águas dos rios e a força que ela exerce.

Fontes de Energia Não Renováveis

Essas, apesar de serem mais usadas nos dias de hoje, podem causar muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano, principalmente se usada de forma exagerada e não controlada. São elas:

Combustíveis Fósseis: Gás natural, petróleo, carvão mineral e xisto.

Energia Nuclear: Esses são principalmente obtidos pelos elementos urânio e tório.

Podemos concluir então que, as melhor fonte de energia com toda certeza vem das Renováveis. E a partir daqui, é seu trabalho analisar qual delas é mais vantajosa para você. Se quiser mais uma ajudinha, temos alguns textos que poderão te ajudar nessa decisão e te darão mais base para análise, confira:
Texto 1, texto 2, texto 3

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: